Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

4 dicas para preparar seu e-commerce para o Carnaval + Automação Logística

18.2.2020 23:42

O Carnaval está chegando! Toda a alegria, as cores e a dança que combinam com o verão vão explodir e se espalhar pelo Brasil inteiro. Em 2020, o Carnaval começa no dia 25 de Fevereiro.


 Além da folia, essa é uma boa chance de ficar antenado às oportunidades comerciais que essa data dispõe. Por isso, confira nossas dicas de como preparar seu e-commerce para o Carnaval. Também vamos te mostrar como a automação logística é a solução para seu negócio. 

Leia também: Quais são as áreas abrangidas pela Supply Chain? 

Como seu e-commerce pode participar do Carnaval?

 4 dicas para preparar seu e-commerce para o Carnaval + Automação Logística

Entre os principais nichos de mercado que se beneficiam no Carnaval, sem dúvida nenhuma, um dos principais é o turismo. Isso porque todo o ano, o Brasil recebe milhões de turistas nestas datas. Transporte, hospedagem, alimentação e lazer são destaques de serviços e produtos mais procurados.


Além disso, obviamente que enfeites e fantasias também são grandes geradores de lucro. Armarinhos, moda, acessórios, maquiagem, artigos para festas entre outros comércios do ramo ganham destaque nessa época. Entretanto, vamos ser realistas: para quem não trabalha no cotidiano com esses nichos, o Carnaval não é tão bom para o comércio quanto outros meses do ano ou outras datas comemorativas. 


Mas preste atenção, isso não significa que as vendas devam ficar completamente paradas! Precisamos somente de um pouquinho mais de planejamento e atenção para descobrir como podemos aproveitar melhor essa celebração.


Listamos dicas de ouro para você preparar seu e-commerce para o Carnaval. Vamos lá! 

4 dicas para preparar a sua loja virtual para o Carnaval + Automação Logística

1. Adapte o visual de seu e-commerce

Entre no espírito do Carnaval.Apropria-se das cores do Carnaval! Assim como uma loja tradicional fica decorada em datas comemorativas, o mesmo vale para seu e-commerce.


Chamar a atenção com recursos visuais faz toda a diferença. Atraia os olhares de quem está nas redes sociais com um post chamativo, coloque um banner decorativo na sua loja e faça uma campanha de e-mail marketing especial para Carnaval. Ou seja, basicamente trata-se de aproveitar todos os recursos visuais para não ficar de fora desse momento do ano.

2. Ofereça promoções e aproveite oportunidades

Que tal estimular as compras com promoções, cupons, fretes grátis e descontos válidos até/durante o Carnaval?


É uma ótima maneira de alcançar seu público. Ou ofereça condições especiais, como por exemplo, quem comprar durante o Carnaval ganha um desconto na próxima compra ou ganha um brinde surpresa.


Não perca oportunidades nesta época do ano. Combata a sazonalidade mais baixa do início de ano (para grande parte dos nichos de e-commerce) e também para vender aqueles produtos com pouca demanda, que estão parados há um tempo ou que ainda devem sofrer uma redução de vendas em pouco tempo, como produtos específicos de verão, que começam a sair da temporada depois de março.

3. Dedique um tempo para pesquisar o que mais vende

 4 dicas para preparar seu e-commerce para o Carnaval + Automação Logística

Neste momento da história da humanidade contamos com ferramentas muito úteis para obter ideias e insights dos produtos e serviços mais procurados em determinadas regiões e durante um período de tempo. 


Aproveite esses recursos para usar as informações ao seu favor. Veja se alguns dos itens ou atividades que você oferece se encaixam nessa pesquisa. Caso seja positivo, ótimo! Formule uma estratégia (nunca é tarde), invista em uma campanha e coloque as mãos na massa para tirar o máximo de vantagem.


Se você pensa que não tem produtos/serviços que terão destaque nessa época, pode aproveitar para investir no seu marketing de conteúdo e escrever publicações que melhorem seu SEO (otimização para sites) durante essas datas.

Leia também: Logística: dicas especiais para seu e-commerce de sucesso

4. Personalize sua oferta para o Carnaval

Uma boa ideia, caso o seu nicho permita, é criar um kit especial de Carnaval. Ou seja, um conjunto de itens de maquiagens com brilho, por exemplo. E ainda podemos ir além — ou adotar uma alternativa caso seu e-commerce não ofereça produtos relevantes para a data!


Adicione detalhes carnavalescos às embalagens e aprimore a experiência de unboxing. Uma embalagem personalizada, um presente de Carnaval na compra, sua logomarca temporária redesenhada para o momento, entre outras ideias. Essas são pequenas ações que agregam valor a sua marca, possibilitando a fidelização de quem comprou pela primeira vez e surpreendendo quem já é cliente regular. 

Principais benefícios da Automação Logística para seu negócio

1. Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar com os erros na gestão da cadeia de suprimentos.

2. Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, é possível ter uma redução de custos operacionais considerável, o que permite que a empresa faça uma boa economia.

3. Oportunidades em áreas estratégicas

Apesar da tecnologia dispensar alguns serviços operacionais, antes realizados por colaboradores, a automação logística é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários nas áreas com funções mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

4. Segurança para o colaborador

Os recursos que permitam a automação logística de armazéns e em outras atividades operacionais são capazes de garantir mais segurança para as pessoas, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que exponham os empregados às lesões.

Não deixe de ler: Logística Integrada é interessante para meu negócio?

5. Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções dos funcionários.

 4 dicas para preparar seu e-commerce para o Carnaval + Automação Logística

6. Integração dos processos

O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizada de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

7. Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque na cadeia de suprimentos torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, dessa forma, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização, evitando possíveis faltas e também desperdícios.

8. Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade. Este ponto é crucial na capacidade de atender grandes demandas e atingir metas desafiadoras.

9. Fidelização dos clientes

Empresas que consigam trabalhar com mais eficiência nos processos poderá direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o cliente.


O ganho de tempo para estudar as necessidades e desejos de seus consumidores possibilita que as empresas façam pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo assim a melhoria na qualidade das mercadorias e consequentemente na experiência de seus consumidores.


Agora que você já sabe a importância da automação logística nas empresas, compartilhe este post em suas redes sociais, e entre em contato conosco. Vamos ser parceiros logísticos! ;) 


Até a próxima!  

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert