Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
26
02
2020

4 Dicas de logística para aplicar no seu negócio

logística
logística para e-commerce
vendas online

Inserida em uma cadeia de suprimentos complexa, repleta de processos e etapas integradas e dependentes umas das outras, é essencial que essas ligações sejam maleáveis para facilitar o bom desempenho de cada atividade. 


É nesse contexto que queremos te apresentar dicas de logística a partir do conceito que chamamos de “flexibilidade logística”.


A seguir vamos abordar como ela funciona, de que forma pode ser implementada em sua empresa, quais os impactos pode causar nos seus negócios, além de outras informações acerca do tema. 

Leia também: O que é a Logística Reversa no E-Commerce?

Afinal, o que define o conceito de flexibilidade logística? 

4 Dicas de logística para aplicar no seu negócio

Bom, antes de abordarmos o que é, vale destacar o motivo que esse conceito se tornou uma palavra-chave dentro do supply chain. Para isso, é preciso olhar mais para fora das empresas e observar que, atualmente, o mercado muda a cada segundo e os consumidores estão cada vez mais exigentes.  


Diante disso, os setores de logística precisam se reinventar e deixar para trás aquela ideia de que é necessário somente garantir entregas dentro do prazo. Agora, isso não é mais uma mera questão operacional: é uma questão estratégica e que deve proporcionar experiências para conquistar e fidelizar o cliente.


Atualmente, sabemos que, atualmente, há diversos métodos inovadores como o same-day delivery e outros mais surpreendentes ainda, como as entregas de drones já testadas por empresas como Uber Eats ou os carregamentos antecipados da Amazon, mesmo que os clientes ainda nem tenham confirmado o pedido. 


Ou seja, todos esses casos e ideias só são possíveis devido a uma quebra dos paradigmas e da rigidez processual que as empresas trabalham em suas cadeias, possibilitando mais flexibilidade e maleabilidade em seus processos. 

4 Dicas de Logística para implementar em seu negócio

Existem diversas formas de tornar a sua logística mais flexível. No entanto, é essencial que a empresa permita mudanças nos métodos, processos e, certamente, conte com uma estrutura própria para isso.


Abaixo está dicas de logística especiais de estratégias para a flexibilidade logística em seu negócio. Confira! 

1. Ofereça um mix de produtos 

Possuir um mix flexível é disponibilizar uma variedade maior para o consumidor poder escolher diversas opções de um mesmo produto que atenda às suas vontades. Aqui é importante que você perceba que não estamos mais falando de necessidades e sim de desejos do cliente


Afinal, a sua empresa já cumpre esse papel de fornecer o produto que o cliente necessita. Essa dica de logística é, justamente, possibilitar um poder de escolha ainda maior ao consumidor, dentro da sua própria “vitrine”. 


O mercado de brindes, automóveis, alimentos e roupas são alguns dos exemplos práticos que possibilitam essa logística de personalizar os mesmos produtos e oferecer um mix mais amplo ao mercado

2. Foque em melhorias na gestão de estoque 

4 Dicas de logística para aplicar no seu negócio

Para aproveitar o gancho do tópico anterior é essencial ressaltar que não adianta investir e criar um mix de produtos, se a questão operacional não acompanhar o mesmo ritmo. Pense, por exemplo, uma empresa que até hoje só trabalhava com um produto que é padronizado e, de repente, vê a necessidade de expandir seu catálogo. 


É óbvio que isso terá impactos no supply chain, em especial, nas etapas de armazenagem, picking e distribuição. Dessa forma, para obter flexibilidade logística é essencial também estar atento à gestão de estoque e, sobretudo, às estruturas e os processos adequados para atender bem as novas mudanças. 


Portanto, veja abaixo alguns fatores e aspectos essenciais: 

2.1. Armazenagem 

Outra dica de logística no setor de armazenagem está muito ligado à questão de espaço físico e na circulação eficiente de pessoas, máquinas e produtos. Para além de um bom layout, é importante destacar a importância de estruturas inteligentes, como porta pallets, que facilitam a separação dos pedidos, e mezaninos industriais, que possibilitam a criação de novos espaços e aumento da capacidade de estoques sem, de certa forma, mexer com obras. 

Leia também: Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

2.2. Picking 

Outro fator essencial dentro de uma gestão de estoque é o processo de picking. Afinal, estamos falando de uma das etapas mais importantes dentro da cadeia de suprimentos (supply chain) e que impacta de modo direto na qualidade da entrega do produto. 

Se apropriar de sistemas inteligentes e práticos, como os serviços oferecidas pela Pier 8, pode ser a solução perfeita para que sua logística se torne mais flexível, ágil e eficiente, refletindo assim nas experiências do cliente

3. Aposte em diferentes modais de entrega 

Agora, se tratando da logística outbound, ou seja, já fora de seu armazém, é essencial destacar a importância de buscar novas formas e métodos de entregas, sem precisar focar somente no modal rodoviário e clássico. Hoje em dia, há diversas alternativas que vão desde aplicativos de motoboy ou bicicletas até transportes aéreos mais acessíveis.  


Além de trazerem mais agilidade às entregas e uma experiência diferenciada ao cliente, contribuem também com a redução de custos, contratos e burocracias comuns nas transportadoras convencionais. 


Nesse sentido, pesquise, estude e encontre soluções diferenciadas e que vão desdobrar em resultados melhores aos consumidores. 

4. Invista em tecnologias de ponta 

4 Dicas de logística para aplicar no seu negócio

Para concluir, para concluir com a dica de logística final, é essencial também estar atualizado com as novas tecnologias do setor. E isso não se resume somente aos sistemas e softwares como um bom ERP, um WMS (Warehouse Management System), um roteirizador e rastreador de cargas. 


A terceirização logística possui, em grande parte dos casos, redução dos custos e uma diminuição do investimento de capital, afinal, o seu futuro operador já investiu em equipamentos de transportes, armazéns, estruturas de estocagem, sistemas de processamento de pedidos, equipe administrativa e tecnologia logística.


Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Com essas dicas de logística de ouro, esperamos que você obtenha muito sucesso!


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?