Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
21
08
2020

4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa saber

e-commerce
e-commerce brasileiro
black friday

A tão esperada Black Friday está se aproximando. Trata-se de uma data que ficou internacionalmente conhecida por alavancar vendas no varejo através de promoções e descontos. Tradicionalmente, o evento acontece toda sexta-feira da quarta semana de novembro, e esse ano acontecerá no dia 27 de Novembro. Entretanto, você sabe algumas curiosidades sobre a Black Friday? Confira agora neste artigo! 

4 curiosidades sobre a Black Friday que você não sabia!

4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa saber

1) Como surgiu o termo “Black Friday”?

São algumas as teorias que tratam do surgimento do termo Black Friday. A primeira delas faz referência a um evento bem diferente deste que conhecemos hoje, que carrega a bandeira de ‘Principal evento do varejo online’. Ela data do ano de 1969, nos Estados Unidos, quando dois americanos (James Gould e James Fisk) tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores em Nova Iorque. No entanto, para solucionar o golpe, o governo optou por intervir a partir do aumento da oferta da matéria prima, e assim os valores caíram e, como consequência, houve prejuízo aos investidores.

Outra teoria é de que, segundo o linguista Ben Zimmer, se originou na década 1960 pelos policiais da Filadélfia, na sexta-feira que sucede o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Neste momento, o tráfego se tornou um caos diante do congestionamento e tumulto de pessoas que queriam aproveitar a data que abria o período de compras para o Natal, ou seja, com descontos que chegavam até 90% do valor original do produto.

No entanto, a conotação positiva para a Black Friday somente foi dada após a década de 1980, quando os varejistas e anunciantes decidiram circular a história de que essa época se tratava de um período de lucros das empresas, a conhecida expressão “back in the black”, se expandiu mundialmente em meados dos anos 90.

2) Como foi a primeira Black Friday no Brasil?

Desde 1932 que acontece a Black Friday americana, que abre a temporada de compras de final de ano. Uma curiosidade que provavelmente você não saiba é que, antes de receber o nome “Black Friday”, a data era conhecida como “Dia depois da Ação de Graças”.

Apesar de no Brasil não ser comemorado o Dia de Ação de Graças, o mercado percebeu o grande potencial de vendas com a Black Friday, e desde então foi implementada no calendário comercial do país.

A primeira edição brasileira ocorreu no dia 28 de novembro de 2010, tendo sido exclusivamente online, com a participação dos principais e-commerces do Brasil

O site “Busca Descontos” gerou cupons promocionais para esses e-commerces, que só poderiam ser acessados pelos usuários mediante a um pré cadastro no site “buscadescontos.com.br/blackfriday”, onde foram disponibilizadas ofertas para compras efetuadas nas lojas participantes, como Walmart, Americanas, Shoptime.

Nesse sentido, desde a primeira Black Friday no Brasil, a data segue sendo muito ativa no comércio eletrônico, gerando mais volume de vendas nos e-commerces do que em datas comemorativas de final de ano, como o Natal. Não à toa tornou-se o principal evento de varejo online e fez com que empresas que atuam no modelo omnichannel levassem a mesma política de descontos para as lojas físicas.

3) Quais são os produtos mais buscados na Black Friday?

4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa saber

Segundo pesquisas, as categorias que mais têm buscas são, respectivamente: eletrodomésticos, eletrônicos, viagens, moda, informática, casa e decoração.

Dentro dessas categorias, com dados fornecidos por comparador de preços, os produtos mais buscados foram: smartphones, TVs, notebooks, geladeiras, videogames, lavadora de roupas, tênis, fogão, sofá e livros.

Apesar da crise econômica, e agora a Pandemia, os consumidores esperam a data para comprar produtos mais caros, acima de mil reais, como consequência de boas promoções e descontos realizadas pelos lojistas para pagamentos realizados à vista. Além disso, datas comemorativas importantes em 2020, como Dia das Mães, mostraram que as vendas em e-commerce saltaram. As expectativas para a Black Friday 2020 são ainda maiores! 

4) Principais reclamações (pelos consumidores) durante a Black Friday

Em consequência da crise econômica, muitos clientes realizaram compras mais conscientes, ou seja, estão pesquisando bastante sobre os preços e produtos antes de efetivarem a conversão. Essa é uma realidade que deve deixar os lojistas ainda mais atentos. 

Afinal, os consumidores modernos vão em busca de fóruns para saber se sua empresa realmente tem um bom desempenho, entre tantas preocupações, a maior delas é se o produto comprado irá de fato chegar. 

Com o amadurecimento conjunto do comércio eletrônico e do consumidor de e-commerce, sabe-se que as reclamações mais feitas pelos consumidores durante a Black Friday são: “propaganda enganosa”, divergência de valores, problemas na finalização da compra, indisponibilidade de produto, problemas relacionados à promoção (6,6%) e “maquiagem de preços” ( o conhecido “metade do dobro”).

Diante disso, a tendência com o crescente aprendizado e amadurecimento dos e-commerces com a Black Friday é diminuir cada vez mais o número de reclamações e oferecer uma boa experiência de compra. Lembre-se: o consumidor moderno está cada vez mais exigente.

Como a terceirização de logística irá te auxiliar na Black Friday

4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa saber

Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística. 

Algumas das vantagens de terceirizar a logística do seu e-commerce com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Entre em contato conosco! Estamos ansiosos por sua parceria logística

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?