As cadeias de suprimentos têm grande uma importante finalidade para gerar valor ao acionista. Além disso, sua gestão se reflete no valor final dos produtos, e por esse motivo, nós da Pier 8, desenvolvemos este artigo para você conhecer os erros que devem ser evitados na Cadeia de Suprimentos.
Pesquisas do setor destacam que os custos da cadeia de suprimentos representam até 50% do valor final dos produtos. O que podemos identificar é que, na maior parte das tentativas de desenvolvimento da cadeia de suprimentos levam a perda de oportunidades de grande geração de valor. As falhas de implementação na cadeia de suprimentos estão diretamente relacionadas ao resultado financeiro das atividades empresariais, nesse caso, 30% dos produtos novos não conseguem retornos semelhantes aos seus antecessores. Os motivos, entre outros, estão associados a:
Nesse sentido, levando em conta a existência da Cadeia de Suprimentos que se inicia nos primeiros fornecedores de matérias primas e termina no consumidor final; identificamos nesta estrutura os principais erros, que devem ser evitados, para planejar e desenvolver a cadeia de suprimentos.
Confira!
Esta é uma falha bastante comum. As empresas têm como prática enxergar a cadeia de suprimentos amarrada, dependendente, podendo ser relacionada aos elos de uma corrente. Nessa estrutura são criados setores que possuem metas individuais, isso faz com que haja impactos no resultado final da Cadeia de suprimentos.
Os profissionais em gestão de negócios tendem a se manterem na zona de conforto e evitarem inovações e mudanças. Em grande parte das vezes, quando tentam desenvolver sua Cadeia de Suprimentos, o fazem, e aplicam suas estratégias e sistemas de informação e controle utilizados internamente nas relações externas.
Aqui é muito claro: trata-se de um problema/erro relacionado a confusão existente entre controle e descentralização. Muitos negócios acreditam que somente a descentralização é suficiente para o total controle da Cadeia de Suprimentos.
Empresas com foco na demanda do consumidor, podem controlar os inventários nos pontos de venda e através dessa informação gerar as ordens dentro do sistema, todo o sistema funciona tendo como base um grupo de informações.
Estamos no mundo moderno e em uma era centralmente tecnológica. Logo, a tecnologia da informação, desenvolvimento de plataformas, entre outros recursos, são quesitos necessários, quiçá essenciais, entretanto não são suficientes. Mesmo que você tenha um bom suporte quando o assunto é tecnologia aplicada na empresa, lembre-se da importância de transformar o modelo de gestão empresarial, no qual esse sistema será implantado.
Os sistemas nem sempre vão proporcionar às empresas a visibilidade total da cadeia de suprimentos. Haverá vezes em que não existirá a necessidade de ter em tempo real todas as informações. Nesse sentido, é essencial balancear a necessidade de disponibilidade de informações no tempo e local certo.
As empresas fazem uso de inúmeros canais para distribuição, definem as opções conforme as necessidades. Por mais que haja um esforço para desenvolver um canal único e manter tudo mais simplificado, tal solução não considera as especificidades dos produtos. Dessa forma, há a necessidade de definir um ponto de convergência logística, em que as cargas mistas são divididas e encaminhadas em forma de cargas específicas.
Podemos relacionar este tópico ao 5, sobre tecnologia. Aqui, destacamos a importância e necessidade de conhecer as características humanas da organização, para então definir tarefas e responsabilidade, esta ação é importante para você “saber com quem contar’’. Por mais que a tecnologia esteja aí para nos apoiar, as velhas e boas relações humanas são fundamentais.
Ao desenvolver uma cadeia de suprimentos global, cujo objetivo é atender as dinâmicas da economia globalizada, uma empresa consegue estar próximo de clientes em diversos espaços geográficos. São características aumentam a produtividade em até 10%. O erro está em não fazer essa relação funcionar.
Existe um grande potencial de ampliação de valor na cadeia de suprimentos. Outro fator essencial está em reconhecer a necessidade de visão de longo prazo, acreditamos que mudanças efetivas demoram, no mínimo, dois anos para serem implementadas.
Negócios precisam antecipar as tendências de mercado e estar o mais próximo possível de seus consumidores, afinal, vale destacar que os consumidores modernos demandam maior atenção, o mercado está diferente você precisa acompanhar essas transformações.
Os fornecedores e clientes devem estar integrados em um único modelo de negócio. Tendo esse objetivo, focam-se no desenvolvimento de competências, formação de parcerias e aprimoramento dos serviços que realmente vão agregar valor à cadeia de suprimentos. Nesse sentido, conclui-se que essa visão deve ser global e capaz de agregar as relações inter-empresariais existentes na cadeia. Desenvolver a Cadeia de Suprimentos sem falhas requer uma transformação no foco e na forma de gerir as empresas, seus canais e relacionamentos.
A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário! Vamos conversar! :)
As cadeias de suprimentos têm grande uma importante finalidade para gerar valor ao acionista. Além disso, sua gestão se reflete no valor final dos produtos, e por esse motivo, nós da Pier 8, desenvolvemos este artigo para você conhecer os erros que devem ser evitados na Cadeia de Suprimentos.
Pesquisas do setor destacam que os custos da cadeia de suprimentos representam até 50% do valor final dos produtos. O que podemos identificar é que, na maior parte das tentativas de desenvolvimento da cadeia de suprimentos levam a perda de oportunidades de grande geração de valor. As falhas de implementação na cadeia de suprimentos estão diretamente relacionadas ao resultado financeiro das atividades empresariais, nesse caso, 30% dos produtos novos não conseguem retornos semelhantes aos seus antecessores. Os motivos, entre outros, estão associados a:
Nesse sentido, levando em conta a existência da Cadeia de Suprimentos que se inicia nos primeiros fornecedores de matérias primas e termina no consumidor final; identificamos nesta estrutura os principais erros, que devem ser evitados, para planejar e desenvolver a cadeia de suprimentos.
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Esta é uma falha bastante comum. As empresas têm como prática enxergar a cadeia de suprimentos amarrada, dependendente, podendo ser relacionada aos elos de uma corrente. Nessa estrutura são criados setores que possuem metas individuais, isso faz com que haja impactos no resultado final da Cadeia de suprimentos.
Os profissionais em gestão de negócios tendem a se manterem na zona de conforto e evitarem inovações e mudanças. Em grande parte das vezes, quando tentam desenvolver sua Cadeia de Suprimentos, o fazem, e aplicam suas estratégias e sistemas de informação e controle utilizados internamente nas relações externas.
Aqui é muito claro: trata-se de um problema/erro relacionado a confusão existente entre controle e descentralização. Muitos negócios acreditam que somente a descentralização é suficiente para o total controle da Cadeia de Suprimentos.
Empresas com foco na demanda do consumidor, podem controlar os inventários nos pontos de venda e através dessa informação gerar as ordens dentro do sistema, todo o sistema funciona tendo como base um grupo de informações.
Estamos no mundo moderno e em uma era centralmente tecnológica. Logo, a tecnologia da informação, desenvolvimento de plataformas, entre outros recursos, são quesitos necessários, quiçá essenciais, entretanto não são suficientes. Mesmo que você tenha um bom suporte quando o assunto é tecnologia aplicada na empresa, lembre-se da importância de transformar o modelo de gestão empresarial, no qual esse sistema será implantado.
Os sistemas nem sempre vão proporcionar às empresas a visibilidade total da cadeia de suprimentos. Haverá vezes em que não existirá a necessidade de ter em tempo real todas as informações. Nesse sentido, é essencial balancear a necessidade de disponibilidade de informações no tempo e local certo.
As empresas fazem uso de inúmeros canais para distribuição, definem as opções conforme as necessidades. Por mais que haja um esforço para desenvolver um canal único e manter tudo mais simplificado, tal solução não considera as especificidades dos produtos. Dessa forma, há a necessidade de definir um ponto de convergência logística, em que as cargas mistas são divididas e encaminhadas em forma de cargas específicas.
Podemos relacionar este tópico ao 5, sobre tecnologia. Aqui, destacamos a importância e necessidade de conhecer as características humanas da organização, para então definir tarefas e responsabilidade, esta ação é importante para você “saber com quem contar’’. Por mais que a tecnologia esteja aí para nos apoiar, as velhas e boas relações humanas são fundamentais.
Ao desenvolver uma cadeia de suprimentos global, cujo objetivo é atender as dinâmicas da economia globalizada, uma empresa consegue estar próximo de clientes em diversos espaços geográficos. São características aumentam a produtividade em até 10%. O erro está em não fazer essa relação funcionar.
Existe um grande potencial de ampliação de valor na cadeia de suprimentos. Outro fator essencial está em reconhecer a necessidade de visão de longo prazo, acreditamos que mudanças efetivas demoram, no mínimo, dois anos para serem implementadas.
Negócios precisam antecipar as tendências de mercado e estar o mais próximo possível de seus consumidores, afinal, vale destacar que os consumidores modernos demandam maior atenção, o mercado está diferente você precisa acompanhar essas transformações.
Os fornecedores e clientes devem estar integrados em um único modelo de negócio. Tendo esse objetivo, focam-se no desenvolvimento de competências, formação de parcerias e aprimoramento dos serviços que realmente vão agregar valor à cadeia de suprimentos. Nesse sentido, conclui-se que essa visão deve ser global e capaz de agregar as relações inter-empresariais existentes na cadeia. Desenvolver a Cadeia de Suprimentos sem falhas requer uma transformação no foco e na forma de gerir as empresas, seus canais e relacionamentos.
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