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10
03
2020

10 indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

logística
logística 4.0

Uma das estratégias mais importantes para a otimização dos processos na cadeia de suprimentos é o monitoramento por meio de indicadores de desempenho logístico. O motivo está muito mais relacionado a um bom plano de ação, e nesse sentido é essencial acompanhar a execução dessas tarefas.


Independentemente de qual for o tamanho do seu negócio, é fundamental que os bons resultados do setor logístico são cruciais para o crescimento empresarial. Desse modo, como gerente ou gestor na área, é seu dever implementar boas estratégias e se certificar de que elas oferecem o retorno esperado.


Seja qual for o indicador de desempenho logístico escolhido, contanto que esteja dentro das estratégias do negócio, ele irá ajudar sua empresa a atuar de modo mais robusto e controlado, evitando erros e falhas reincidentes que causam transtorno para a operação logística, e insatisfação dos clientes.


Entender de forma correta como cada um dos resultados desejados pode ser monitorado é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre o os indicadores de desempenho logístico


Continue lendo este conteúdo!

Quais são os indicadores mais importantes para uma operação logística?

Acompanhar a operação logística por meio de indicadores é essencial. Entretanto, cada empresa trabalha de um modo, o que faz com que não exista nenhuma regra de aplicação de KPI’s (indicadores de desempenho). É necessário identificar quais pontos são os mais críticos e, dessa forma, verificar como monitorá-los.


De todo modo, selecionamos alguns dos indicadores de desempenho que mais são aplicados na área logística, independentemente do segmento de atuação da sua empresa. Confira abaixo.

Leia também: O que você precisa saber sobre o consumidor 4.0

10 indicadores de desempenho logístico para você conhecer

10 indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

1. On-Time & In-Full (OTIF)

O funcionamento de qualquer empresa deve ter como meta a satisfação de seus clientes. Essa é uma das razões elementares para que você não deixe de acompanhar o OTIF, afinal, ele mensura a eficiência da logística pela ótica do consumidor.


Em síntese, temos um indicador de desempenho que observa se o pedido foi entregue dentro do prazo (on-time) e se os demais processos de atendimento e logísticos foram eficientes (in-full). Ou seja, verifica-se se o cliente recebeu a mercadoria que pediu, dentro do prazo e no endereço correto. Sendo a fórmula a seguinte:


OTIF = número de entregas OTIF / número total de entregas x 100


Para conseguir resultados confiáveis e aproveitar os dados colhidos, aconselhamos ter os registros de data e hora em que o pedido foi feito, contar com uma previsão de entrega ao cliente e, certamente, manter as informações de OTIF atualizadas.

2. On-Time Delivery (OTD)

On-Time Delivery é de grande relevância dentro do contexto de uma indústria, isso porque visa mensurar o percentual de pedidos que foram entregues dentro do prazo ajustado.


Destaca-se que, de acordo com a intenção, que é avaliar o tempo gasto entre a separação e expedição do produto até a efetiva entrega pela transportadora, os dados incorretos de especificação dos pedidos não são levados em consideração. Observe o cálculo:


OTD = total de entregas do prazo / total de entregas x 100


Para que esse indicador de desempenho seja acompanhado da forma mais produtiva possível, recomendamos que os dados sejam conferidos diariamente e que o percentual sempre esteja acima dos 90%.

3. Order Cycle Time (OCT)

Esse é mais um indicador de desempenho que visa mensurar a velocidade com que os pedidos são atendidos dentro da indústria. Dessa forma, o OCT analisa o tempo total gasto entre os processos de recebimento do pedido e a entrega ao cliente.


Observe que esse é o prazo informado ao consumidor no ato da compra e que, nesse caso, deve ser cumprido com excelência. O seu cálculo é simples:


OCT = data da entrega – data do pedido


Em um cenário ideal, o mais indicado é que os pedidos sejam entregues em um prazo inferior a 24 horas em localidades próximas à empresa. Em outro sentido, é essencial ter controle sobre todas as variáveis que podem interferir nesse dado.

Não deixe de ler: O que é Supply Chain e por que você deve se importar

4. Acuracidade do Inventário

10 indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

A Acuracidade do Inventário trata-se de um indicador de desempenho logístico interessante e que otimiza a gestão do estoque da indústria. Sua função é medir a diferença entre o estoque real (aquele presente no armazém) e o estoque registrado nos sistemas.


É comum que exista essa diferença, sobretudo em razão de erros humanos e ineficiência dos métodos utilizados para gerenciar e atualizar os dados do estoque. Diante disso, é fundamental ficar atento a esse aspecto e se esforçar para manter esse número sempre próximo de 100%.


A fórmula para encontrar esse percentual é a seguinte:


Acuracidade do Inventário = estoque físico / estoque registrado no sistema.

5. Avarias no Transporte

O transporte é uma das etapas logísticas mais complexas que existem. A explicação é simples: para que um produto deixe a indústria e chegue até o consumidor final, é essencial transpor inúmeros obstáculos e cumprir diversos processos.


Com estradas em más condições, transportadoras ineficientes, altos custos com combustível e manutenção e dificuldades de rastreio das cargas, é extremamente essencial que o gestor fique atento ao índice de avarias que ocorrem durante o transporte.


Não se esqueça de que cargas entregues com irregularidades são um problema à sua reputação e podem prejudicar a relação com os clientes. Por isso, sempre preste atenção nesse dado.

6. Tempo necessário para resolução de problemas

Uma logística eficiente nem sempre está relacionada à inexistência de problemas. Em regra, há situações que não estão sob o controle total dos gestores e funcionários e, diante disso, é possível que erros e contratempos surjam em algum processo logístico.


Nesses casos, é essencial que o cliente tenha sua reclamação atendida em tempo hábil. Evitar que um problema se alongue por muito tempo é essencial para reforçar uma boa imagem perante os clientes, assim como assegurar que tais situações não prejudiquem o andamento do trabalho.


Para medir esse tempo de resposta, é preciso registrar os dados da entrada do problema e a data em que a demanda foi definitivamente superada.

7. Turnover

O Turnover é um indicador de desempenho básico para qualquer setor de uma empresa. Entretanto, é essencial enfatizar o quanto ele é importante para a manutenção de um bom nível de trabalho na logística.


Mensurar a rotatividade dos funcionários do setor é extremamente relevante, afinal, a troca constante de mão de obra pode revelar um problema de gestão, de condições de trabalho, além disso, de valorização do colaborador.


Ademais, quando se analisa os impactos dessa rotatividade para a produção, é visível o quanto ela pode retardar e prejudicar os prazos, gerando uma instabilidade constante nas atividades desempenhadas.

8. Custo de transporte como porcentagem de venda

10 indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

Os custos logísticos de uma empresa representam grande parte do orçamento. Dessa forma, buscar os menores gastos é essencial para que um negócio mantenha sua saúde financeira e possa competir no mercado.


Ao monitorar os custos de transporte, a empresa poderá verificar o quanto ele está representando do total das vendas efetivadas em determinado período. Nesse sentido, poderá ser evidenciado se os valores pagos de transporte estão dentro do esperado, ou se precisam ser reduzidos.


​Pode ser calculado com a seguinte fórmula:


Custo transporte como % de vendas = total dos custos de transporte ÷ total de x 100.

9. Order Fill Rate (OFR)

Conhecer os detalhes de cada processo é fundamental para buscar maior eficiência na operação logística. O indicador de desempenho OFR tem como objetivo calcular qual é o tempo gasto no processamento interno de um pedido de compra, desde a separação, ou picking, até a expedição.


Quanto mais segregada é a avaliação, mais preciso será o resultado. O ideal é que o indicador seja aplicado de modo separado em cada linha de produção, cliente ou tipo de mercadoria, e seja medido de forma frequente. O cálculo pode ser feito de maneira simples.


OFR = Média de tempo de processamento de cada pedido.

​10. Giro de estoque

A eficiência de utilização do estoque é essencial para monitorar o resultado da empresa e a eficácia nas decisões tomadas em relação aos produtos que se escolhem ter em estoque. O desempenho do estoque está diretamente ligado a qualidade das operações de vendas.


Com esse indicador de desempenho, a empresa irá evidenciar quais sãos os produtos que mais saem do estoque, e quais são aqueles que estão a mais tempo lá, correndo o risco de ficarem obsoletos. A fórmula para fazer o cálculo é a seguinte:


Giro de estoque = vendas / média do estoque (estoque inicial + estoque final / 2). 


​O ideal é separar as vendas por clientes ou por tipo de produto, para que as análises sejam feitas de maneira mais robusta e precisa.

Extra: Tempo de trânsito

O atendimento dos prazos é parte principal quando falamos de satisfação do cliente, e por esse motivo é essencial acompanhar os tempos de trânsito de cada entrega. Com isso, a empresa poderá verificar o nível de qualidade total praticada, e o quanto da satisfação do cliente está relacionada com o transporte.


Caso a avaliação apresenta resultados negativos sobre esse aspecto, é necessário que a equipe trabalhe para verificar os gargalos da operação logístico e qual é a causa raiz do problema, para que possa ser tratado e eliminado do processo, melhorando assim os resultados.


A logística se tornou uma área estratégica para o desenvolvimento empresarial e isso trouxe um grande desafio aos gestores e profissionais que atuam na área. Garantir que o trabalho seja de qualidade, estável e eficiente é uma meta complexa, mas super possível. Para tanto, é necessário apostar nas estratégias, em ferramentas, e buscar parceiros adequados.


Os indicadores logísticos, se bem aplicados, afetam de forma direta na competitividade da empresa. A correta utilização do OTIF, por exemplo, não mapeará somente o quão eficiente é o processo, mas pode influenciar de forma mais ampla as decisões da alta administração sobre ações para melhorar a operação logística, em busca de aumentar o nível de satisfação dos clientes. O mais importante é que a equipe entenda para que serve um indicador de desempenho logístico e quais são os benefícios que eles trarão para cada atividade.


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