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11
07
2020

10 estratégias de logística indispensáveis para seu negócio

logística
logística para e-commerce

Não se engane, um dos maiores desafios enfrentados por uma empresa dentro de qualquer setor é a logística no e-commerce. Diante desse cenário, é preciso ter um planejamento diferenciado, que possa se preocupar com cada etapa do processo. Para conquistar o seu consumidor e fidelizar o seu cliente, existem alguns processos que vão te ajudar.


Uma logística para e-commerce, que seja eficiente, irá refletir diretamente no sucesso do comércio eletrônico. Afinal, controlar o estoque, calcular o frete e ter cuidados no trânsito da mercadoria são atividades que permitem atender as necessidades do público e promover uma gestão de empresa que seja de fato eficiente.


Mesmo tendo uma importância perceptível relacionada aos processos corporativos, a logística para e-commerce ainda gera dúvidas na cabeça dos empreendedores. Diante disso, é tão fundamental conhecer profundamente os princípios que envolvem a logística e-commerce, a fim de definir as melhores estratégias para a boa gestão do negócio.


Pensando em aprimorar o fluxo operacional da sua empresa, a Pier 8 preparou este conteúdo com 10 estratégias de logística para e-commerce. Confira as ações e estratégias que separamos para você.

10 estratégias de logística essenciais para seu negócio 

10 estratégias de logística indispensáveis para seu negócio

1. Estruture o fluxo logístico

Para ter sucesso em um e-commerce, é essencial cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias.


Associado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, da mesma maneira que as vendas realizadas pela empresa. O resultado dessas informações irá permitir escolher o que traz mais benefícios para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o transporte da mercadoria.

2. Controle o estoque

Além de trazer benefícios importante para a logística no e-commerce, um controle de estoque eficiente colabora na lucratividade do negócio. Afinal, esse processo de gestão permite ter um conhecimento real dos itens estocados e dos investimentos a serem feitos.


Dica: para manter o estoque sempre organizado é importante armazenar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros. Essa ação irá permitir fazer uma verificação visual dos itens, incluindo os produtos sem giro.


Além disso, você pode utilizar um software para fazer gestão de estoque. A partir dele, você conseguirá verificar informações precisas sobre os produtos do seu negócio e o transporte de mercadorias, podendo assim obter informações precisas para tomar as melhores decisões.

3. Escolha uma boa transportadora

A definição de transportadoras para ser parceira do seu negócio é uma das melhores práticas para evitar problemas logísticos. Muitas empresas preferem terceirizar a operação, porque transportadoras, em geral, têm um serviço mais especializado, com maior experiência nas etapas de manuseio e entrega de mercadorias.


Na hora de escolher a transportadora parceira, é essencial estar atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, da mesma maneira que os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas.

4. Avalie usar operadores de Fulfillment

10 estratégias de logística indispensáveis para seu negócio

Se trabalhar com transportadoras não estiver dando certo, avalie operar com o e-fulfillment, um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais.

De forma resumida, o Fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens e transporte até o cliente.


O serviço de e-fulfillment é uma ótima saída para os pequenos empreendedores. Empresas como o Mercado Livre e Correios disponibilizam e é uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.


A Pier 8 possui integração com o Fulfillment dos Correios, onde é possível fazer gestão online do estoque e solicitar atendimento aos pedidos de vendas virtuais. Além de aprimorar a gestão de estoque, você tem a oportunidade de aproveitar as ferramentas oferecidas pelo sistema de gestão, como verificação de recebimento de pedidos, confirmação de pagamentos e emissão de notas fiscais.


Além de comodidade, o Fulfillment oferece redução de custos para lojas virtuais brasileiras.

5. Faça monitoramento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial para a seu e-commerce. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio – ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.


Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os serviços prestados pelo seu comércio, podendo voltar a fazer outras compras.

6. Defina prazos realistas

Não é novidade que o prazo de entrega é um dos pilares mais importantes de uma boa gestão logística. Afinal, o cliente pode ficar insatisfeito ao notar que sua mercadoria não chegou no dia previsto, podendo recorrer aos prazos de entrega das grandes varejistas digitais.


Então, passe datas realistas e deixe claro que será possível cumprir esse prazo sem problemas. Entre as técnicas para conquistar o comprador, está a de colocar uma data distante e fazer a entrega antecipadamente. Assim, o consumidor ficará surpreso com a agilidade que a mercadoria chegou na sua casa.

7. Tenha uma logística reversa

10 estratégias de logística indispensáveis para seu negócio

A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística no e-commerce. Ela está ligada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pela internet. 


Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Afinal, o consumidor irá perceber o atendimento eficiente da empresa mesmo no pós-venda.


Além de atender os problemas dos clientes, a troca e devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse procedimento.

8. Defina uma política de frete inteligente

O cliente pode encher o carrinho e abandonar a compra se o frete é alto demais. Por isso, deve haver um planejamento com equilíbrio para os consumidores e para os e-commerces de uma forma vantajosa e inteligente, sem prejudicar os resultados da loja.


Algumas saídas podem solucionar essa dificuldade, como a disponibilização de frete grátis em determinadas situações. Há muitas formas de oferecer esse diferencial:


  • em campanhas sazonais;
  • para membros de um programa de fidelidade;
  • a partir de determinado valor;
  • taxa anual e frete grátis;
  • apenas dentro de um perímetro.


Apesar de absorver parte do custo de entrega, o ticket médio de pedidos pode aumentar e compensar a diferença no frete. É claro que você não deve sair oferecendo a gratuidade por aí – é importante analisar a margem de produtos e mapear as regiões viáveis.

9. Não tenha medo de fazer uma queima de estoque

É bastante comum ficar com produtos “encalhados” no estoque, principalmente em algumas épocas do ano. O excesso de itens no inventário pode causar um prejuízo para a empresa, já que as mercadorias não vendidas acabam tomando espaço no armazém.

Então, faça queimas e liquidações sempre que identificar que seu estoque não está girando. Para isso, é importante ficar de olho no calendário, criar um plano de vendas, definir um prazo e, claro, preparar uma divulgação eficiente.

10. Conte com o auxílio da tecnologia

Você já pensou em fazer logística para e-commerce com o apoio da tecnologia? Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias.


A Pier 8 é uma excelente opção para atender as necessidades logísticas do seu negócio. Através do sistema, você pode controlar tudo que entra e sai do seu negócio, fazer cotação de fretes, automatizar envios pelos Correios e até fazer integração com empresas de transportes. Entre em contato com a gente, vamos adorar conversar com você!

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